Prosseguindo com a nossa viagem no tempo, chegamos à primeira história da segunda edição mensal do Cabeça de Teia!

Revista: Amazing Spider-Man (1963) #2 (1ª História)
Importante: Primeira aparição do Abutre;
Início do trabalho de fotografia de Peter Parker
História: Duelo mortal com o Abutre!
Título Original: Duel to the Death with the Vulture!
Edição: Stan Lee
Roteiro: Stan Lee
Arte: Steve Ditko
Capa: Steve Ditko
Tipo: Revista Titular
Lançamento: Maio de 1963

No Brasil, a revista foi publicada nos seguintes títulos:

O Homem-Aranha #2
Data de publicação: Maio de 1969
Editora: Ebal

O Homem-Aranha #59
Data de publicação: Fevereiro de 1974
Editora: Ebal

Homem-Aranha #1
Data de publicação: Fevereiro de 1975
Editora: Bloch

O Incrível Hulk #69
Data de publicação: Março de 1989
Editora: Abril

Spider-Man Collection #1
Data de publicação: Janeiro de 1996
Editora: Abril

Biblioteca Histórica Marvel – Homem-Aranha #1
Data de publicação: Julho de 2007
Editora: Panini

Se souber de mais alguma revista onde essa história foi publicada, nos avise através dos comentários

Após enfrentar seu primeiro inimigo fantasiado, o Aranha se depara agora com o primeiro velho decrépito inimigo com poderes!

Resumo

Um novo vilão vem aterrorizando Nova York. Ele ataca do ar em silêncio e sem aviso. Na verdade, agora mesmo um homem está carregando uma maleta com uma fortuna em ações e essa nova ameaça se aproxima voando para roubar todo esse dinheiro. (para quem ainda não sabe, essa ameaça é o Abutre, que veste uma roupa verde com uma gola de penas e asas que se esticam do braço).
Nos escritórios das Publicações Jameson, Jonah decide fazer a próxima edição da revista “Now” toda sobre o Abutre. Ele segura uma cópia da revista na mão (com uma foto do Aranha na capa junto da palavra “Ameaça”) e diz que precisa de fotos do Abutre. Até agora, ninguém conseguiu fotos decentes do vilão voador. Tudo que eles têm é um desenho feito por um artista. JJ não aceita isso e fala que ou consegue fotos do Abutre ou consegue novos editores.
No colégio de Midtown, Peter Parker está dando duro na aula de ciências, mas Flash Thompson, Liz Allan e outros alunos estão vidrados numa cópia da revista Now. Quando Peter escuta Liz dizendo que “uma foto do abutre deve valer uma fortuna”, ele percebe que pode tirar fotos impossíveis para outros fotógrafos e que as revistas pagariam uma bela grana por essas imagens. Flash joga a revista prá cima de Peter dizendo “dê uma olhada no que está acontecendo no mundo lá fora”. Mas Peter fica tão obcecado pela sua idéia que larga seu trabalho de ciências, fazendo o béquer que estava no aquecedor transbordar. O professor passa o sermão em Peter por deixar um experimento delicado para ficar enrolando com uma revistinha de figuras. Claro que todos os outros alunos ficam rindo de Peter.
Depois da aula, Peter corre prá casa e pede uma câmera para tia May. Ela abre uma gaveta e tira uma antiga câmera do tio Ben. Ela sabia que Ben gostaria que Peter ficasse com ela.
No quarto, Peter veste seu traje de Aranha e começa a pensar em como prender a câmera no uniforme.
Em um depósito abandonado em Staten Island, o Abutre lê no jornal que o “Transporte de Jóias da Avenida Park está transportando um milhão de dólares em diamantes para um novo escritório na cidade”. (Só não me pergunte porque essas coisas são anunciadas no jornal, pra todo mundo ver) O Abutre sabe que estarão esperando ele tentar alguma coisa, mas ele sabe um jeito de fazer isso de forma inesperada. Ele decola na direção de Manhattan para começar seu plano.
O Homem Aranha também está na cidade, testando a câmera, quando o sentido aranha alerta sobre alguma coisa voando sem fazer barulho. Ele olha prá cima e vê o Abutre passando por ele, mas o Abutre não o vê. (Devia estar pensando no seu plano e em como ele é genial). O início do plano consiste em jogar pedras com recados pela janela da delegacia, das editoras Jameson e de uma estação de rádio dizendo: “Eu roubarei os diamantes debaixo dos seus narizes! Assinado: O Abutre”
Apesar disso, os policiais decidem continuar com o plano de transporte das jóias. Um deles diz “Não podemos deixar a cidade pensar que um criminoso vai nos fazer mudar os planos!” (nunca entendi isso, porque não mudar os planos e colocar uma equipe da SWAT no carro forte ao invés de diamantes?)
Enfim, do lado de fora, o Abutre está empolgado com essa exibiçãozinha. Rola aquela vaidade básica de “Agora que eu os avisei, meu triunfo será ainda maior”. Ele está tão ocupado com isso que não percebe o Homem Aranha atrás dele tirando fotos. E o Aranha está tão concentrado que não percebe onde está pisando, com isso, derruba um tijolo solto que faz barulho e alerta o Abutre, que faz um looping e acerta um chute na nuca do Amigão da Vizinhança, que larga a câmera e desmaia. Comemorando essa vitória, o Abutre pega o Aranha e o joga dentro de uma caixa d’água e diz, como todo super vilão, “com o Aranha fora do caminho, a cidade será minha.”
Mas, dentro da torre, Peter foi acordado pelo choque na água e tenta sair, mas percebe que não tinha mais fluido de teia nos lançadores. (isso acontece quando você só consegue pensar em tirar fotos do vilão de colant verde). Tudo bem, só escalar as paredes. Opa, paredes molhadas e escorregadias, o que fazer agora? Então Peter tem uma idéia para sair de lá. Ele mergulha até o fundo da caixa d’água e usa sua super força para se impulsionar para cima e chegar até a escotilha. Assim que consegue sair, ele vai direto para o telhado onde estava para procurar sua câmera e a encontra sã e salva.
Com sua vida e sua câmera, Peter decide voltar para casa para revelar as fotos e preparar mais fluído de teia. Depois de ver que as fotos ficaram boas, ele começa a folhear uma edição da “Now” e pensa que seria divertido vender essas imagens para a pessoa que mais odeia o Cabeça de Teia no mundo, J.J.J. Depois é a hora de adaptar seu uniforme para a vida de heroísmo. Ele começa colocando espaço para cápsulas extras de fluido de teia nos lançadores e no cinto, para evitar problemas como o da caixa d’água. Ele também modifica o cinto para poder prender a câmera na fivela. Vendo que tudo funciona bem e que o cinto fica confortável por baixo do uniforme (alguém me explica como?), ele começa a pesquisar sobre como o Abutre voa sem fazer barulho. Depois de algumas horas, nosso mago da ciência consegue desenvolver um aparelho que pode ser usado contra o vilão voador (claro, nós sabemos que nosso amigo Pete tem muita grana para construir aparelhos de última hora).
No dia seguinte, J. Jonah Jameson recebe uma ligação de alguém dizendo que tem fotos do Abutre. Ele manda o fotógrafo ir imediatamente para a editora. Logo depois, sua secretária (que pode ser Betty Brant, apesar de não parecer ser) diz pra todos que o chefe está numa reunião importante. No escritório, Jameson está falando sobre a qualidade das imagens que Peter tem e diz que está curioso sobre como ele as conseguiu. Peter diz que uma condição para vender as imagens é não dizer como ele as consegue. Jonah diz que não se importa com esse segredinho, tudo que ele quer são as fotos para a próxima edição da revista. Ele começa a preparar o cheque, mas Peter diz que não quer seu nome nele, o cheque deve ser para “fotógrafo da revista Now”. Jonah coloca a mão no ombro de Peter e diz que ele gostaria de comprar mais boas fotos, principalmente da ameaça pública chamada Homem Aranha. Um dia depois, na saída da escola, um grupo de crianças decide ir ver se o Abutre vai mesmo roubar as jóias na avenida Park. Uma morena do grupo de Flash chama Peter, ele aceita ir, mas diz “Você não acha que o Abutre tentaria alguma coisa com toda a polícia lá, não é?”. Então Flash responde “Não se preocupe, nerd. Nós te protegemos”.
O quarteto (Peter, Flash, Liz e a morena que talvez seja Sally Avril) chega ao lugar e percebe uma confusão. A imprensa está em peso por lá e a polícia tenta isolar a área enquanto posiciona equipes nos telhados. Um helicóptero armado também está preparado por perto. Peter percebe que no meio da multidão ele não vai ter como vestir o traje de Aranha se estiver no meio da multidão… então ele foge, o que faz Flash dizer para os amigos “Olha turma! O pequeno Peter está fugindo!”
Um carro blindado começa a carregar as jóias para a transferência com carros de polícia fazendo a escolta. O helicóptero começa a sobrevoar a área enquanto os policias do telhado começam a torcer pro Abutre tentar roubar o carregamento. O blindado chega ao destino, cinco guardas uniformizados e armados circulam o veículo e abrem as portas para um homem de terno roxo e chapéu sair com uma maleta e começar a pior parte do plano de transporte. (Não sei quem foi o gênio que armou esse plano, mas, não vejo motivos para estacionar o carro dois ou três quarteirões antes da loja de diamantes. Eu entendo os guardas no telhado e o helicóptero, mas isso é meio inútil se você considerar que o homem de terno roxo vai andar mais de cem metros com apenas dois guardas do lado dele. E ainda por cima, passando sobre um bueiro!) Obviamente, o Abutre pula do bueiro e pega a maleta enquanto todos o procuravam no céu. Antes que os guardas tenham tempo de reagir, ele pula de novo para o esgoto e foge voando por dentro dos túneis até sair em uma estação do metrô. Obviamente ele ficou se parabenizando por seu plano brilhante durante a fuga.
De volta à cena do crime, Peter veste o traje de Homem Aranha e percebe que foi enganado pelo Abutre, assim como todos os outros. Mas ele tem um plano, o Cabeça de Teia sobe no telhado de um prédio, saca sua câmera e começa a ouvir o sentido aranha até descobrir onde o Abutre está. (Aparentemente, o nosso vilão ficou tão distraído com o fato de seu plano dar certo que acabou voando de volta para a cena do crime).
O Abutre olha prá trás e vê o Amigão da Vizinhança atrás dele. Novamente ele faz uma manobra no ar, dando a volta num prédio para tentar surpreender o Aranha, mas dessa vez Peter percebe o plano do vilão e tenta escapar do ataque, mas não consegue (nunca bate, só apanha…). O Abutre o acerta com uma asa e o derruba no chão. Nosso herói dispara a teia no pé do Abutre e começa a escalar até chegar ao tornozelo dele, que começa a voar rápido para tentar fazer Peter soltar seu pé. Nessa hora, o herói ativa o dispositivo que fez. Imediatamente o Abutre começa a cair enquanto Peter vai para um telhado seguro. A polícia chega onde está o Abutre e o prende, e então o Aranha começa a tirar fotos do acontecimento.


Mas como isso aconteceu? O próprio Cabeça de Teia explica: “A ausência de barulho me deu a pista! Eu suspeitei que ele tinha descoberto uma forma de voar usando energia magnética! Por isso meu aparelho o fez cair, é inversor anti-magnético.” Viu como foi óbvio, o velho truque do inversor anti-magnético não falha nunca.
No dia seguinte, Peter oferece mais fotos do Abutre para o Jameson, que depois de tentar descobrir o segredo do Peter, as compra e até paga um extra! “Aproveite e compre uns discos de twist!” ele diz. Peter conta o dinheiro e Jameson acha que ele é só mais um adolescente consumista, mas Peter tem coisas mais importantes para fazer com o dinheiro. Ele vai prá casa e diz para tia May que ele pagou pelo aluguel do ano todo e que vai comprar os aparelhos de cozinha mais modernos que existem. Sua tia agradece e diz que Peter “é o melhor rapaz do mundo”.
Mas nem tudo é final feliz. Numa prisão de Nova York, o Abutre (ainda com seu traje verde, alguém me explica porque) amaldiçoa o Homem Aranha e jura que vai se libertar e voltar com uma nova forma de voar que o Aranha não será capaz de vencer.

O Abutre foi o primeiro vilão do Aranha a retornar e realmente volta com um novo poder de vôo que não pode ser parado pelo inversor anti-magnético. Essa nova batalha acontece em Amazing Spider-Man #7.

Na próxima, a segunda história de The Amazing Spider-Man #2!

Agradecimento especiais ao Miguel Peters que ajudou bastante nesse post!

ATUALIZADO EM 05/12/2011 COM A ADIÇÃO DO TÍTULO ORIGINAL

Sobre o Autor

Erick Vinícius tem 29 anos, é cristão, formado em Engenharia Elétrica, projetista de esquemas elétricos de automóveis e, logicamente, maluco pelas histórias do Homem-Aranha!

VÍDEOS

Navegador de Podcasts





PADRIM

Padrim3

Visite Nossa Loja Virtual

Loja Virtual

CANAIS

Feeds Twitter You Tube Instagram Facebook

Fan Page

9ª Arte