André Marques On setembro - 11 - 2014

11 de setembro – A queda das torres na Marvel

Neste ano a tragédia do 11 de setembro completa 13 anos. Desde então, diversas homenagens e honrrarias vêm sendo produzidas pelas mais variadas mídias. E a Marvel não demorou para fazer parte disso e usou uma edição de uma das suas revistas mais vendidas, Amazing Spider-Man, para prestar sua homenagem.

amazing_spiderman_36

A história foi publicada em Amazing Spider-Man #36 (2ª Série), de dezembro de 2001, e ficou conhecida como The Black Issue (A Edição Negra). Foi escrita por J. Michael Straczynski e desenhada por John Romita Jr.

spider-man36

A edição inicia com o Homem-Aranha próximo às torres recém-caídas. Praticamente não há diálogos; vemos apenas os quadros de narração/pensamentos do aranha, uma técnica de narrativa bastante utilizada pela editora nos anos 2000. As pessoas perguntam aos heróis por que eles não previram o aconteimento, por que não o impediram. Mas a verdade é que não havia como prever. Não puderam impedir, mas estavam lá presentes, estavam lá com eles.

Algumas partes valem muito a pena ressaltar, como o fato de personagens como o Dr. Destino, Dr.Octopus e O Rei do Crime, mesmo sendo vilões, estavam ali lamentando o acontecimento, mostrando que até pessoas como eles têm um lado humano que pode ser alcançado num momento como aquele (apesar de isso parecer forçado por parte do escritor). Uma página marcante foi a do Capitão América fechando sua mão e o aranha não conseguindo imaginar o quão ruim seria vivenciar algo daquele tipo duas vezes. E a cena do garotinho que perde o pai é muito forte.

marvel11desetembro1

Amazing_Spider_Man_36--Doom_Crying

A história vai se encerrando com o aranha se perguntando como explicar aquilo para as crianças. Deveriam os adultos se desculparem por não darem a elas um mundo pacífico e se esforçarem para o fazer? Não seria esse um fator essencial, com tantas experiências novas que podem ser aproveitadas nessa nova era?

E os verdadeiros heróis naquele dia não foram os superpoderosos fantasiados; mas sim, as pessoas comuns, civis, que fizeram de tudo, arriscaram suas vidas, para ajudar. Aquelas que vão superar todas as tristezas e frustrações que tal acontecimento proporcionou e seguir em frente.

capa

 

10.3_AS36_FaceFrame1

marvel11desetembro7

Essa edição foi publicada no Brasil em Homem-Aranha Especial: Em Memória da Tragédia de 11 de setembro, em setembro de 2002:

1366335811_499411121_1-Homem-aranha-Em-Memoria-Da-Tragedia-De-11-De-Setembro-niteroi

E em 2007 foi republicada na edição Fac-Símile de Homem-Aranha: Grandes Desafios #6:

HAGD6

Confira também a cena das torres que foi cortada do primeiro filme do Sam Raimi, de 2002:

wtc-spiderman

O 11 de setembro também influenciou a saga Guerra Civil, escrita por Mark Millar em 2006, onde a Lei de Registro de Super-Humanos foi aprovada. Isso dividiu a comunidade super-heroica: uns, com a liderança do Homem de Ferro, concordavam com a lei; outros, liderados pelo Capitão América, eram contra. Inicialmente o Homem-Aranha ficou ao lado do Homem de Ferro, revelando sua identidade ao mundo. Mas depois passou para o lado do Capitão América, sendo contra o registro.

spiderman-civilwar-wallpaper2

ngbbs4a704a4695ae2

Sem piadas, quero deixar os créditos ao Straczynski, que foi muito competente nessa edição. Acho que até aqueles que não gostam de sua fase gostaram da revista e se emocionaram. Quem não a leu e não gosta de seu run, não usar Pecados Pretéritos como bode espiatório para argumentar negativamente sobre uma fase que durou praticamente sete anos.

Para mais informações e curiosidades, recomendo ouvirem o Thwip View sobre a edição, que foi lançado no ano passado nesta mesma data.

Sobre o Autor

André Marques (antes autor do The Amazing Spider-Blog, theamazingspiderblogg.blogspot.com.br) tem 21 anos e é de Recife-PE. Costuma ler a Marvel desde 2006, tendo como personagens favoritos o Homem-Aranha, Mulher-Aranha (Jessica Drew) e Jessica Jones.

VÍDEOS

Navegador de Podcasts





PADRIM

Padrim3

Visite Nossa Loja Virtual

Loja Virtual

CANAIS

Feeds Twitter You Tube Instagram Facebook

Fan Page

9ª Arte