Erick Vinícius On março - 4 - 2015

A Pouco Falada Caixa de Ícones de Canto

Recebemos essa matéria do aracnofã Charles Izumi. Nela ele comenta algo que, pelo menos eu, nunca tinha visto alguém falar com tantos detalhes e curiosidades. Confiram!

Caixa de Icones

Imagem tirada do site http://www.statuemarvels.com

A Marvel usava muito, nas décadas de 1960, 70, 80 e 90, nas capas de seu títulos. Aqui no Brasil também foi muito usado pela EBAL e RGE e a Panini nos primeiros números de Homem-Aranha.

Esses ícones eram uma atração à parte nas capas das revistas e eu mesmo me encantei com este tipo de padronização quando juntava revistas do Aranha da RGE. Nos EUA foram utilizados pelo Marketing, para melhor identificar as revistas quando expostas em displays giratórios e em bancas de jornais, onde eram vendidos Para ter uma ideia da praticidade, é só olhar na imagem acima e tentar encontrar a revista do seu herói preferido entre tantas expostas em prateleiras…

Muitos dos desenhos eram oriundos de páginas das próprias comics e outras feitas por artistas especialmente para ser colocado lá. Na Amazing estes ícones também marcam bem as fases dos desenhistas do personagem na revista.

Icones 01

A primeira edição não tinha o ícone e o título ocupava a largura toda. O ícone foi colocado a partir da segunda edição, com desenho de Ditko, que foi usado até a Amazing #45. John Romita, apesar de ter desenhado a partir da edição #39, só foi ter seu ícone na edição 46, uma releitura da cabeça do Aranha de Ditko Durou apenas duas edições e, na edição 48, o ícone foi substituído por um desenho de corpo inteiro do personagem, mas com o traço de Ditko.

Icones 02

Este ícone foi um dos mais duradouros. Tiraram do quadro, colocaram um círculo atrás, foi refeito no estilo Romita e, nas últimas sete aparições, mudaram um pouco a posição da cabeça. Foi da edição #48 a #199, reinando por doze anos.

Icones 03

Depois vieram poses menos estáticas e uma que eu considero uma das melhores, na época que John Romita Jr. desenhava a revista, em que o Aranha parece estar correndo no ar. Ficaram alterando essa com a pose dele pendurado na teia. Com a chegada do uniforme negro, na época da primeira Guerra Secreta, o ícone também adquiriu o uniforme.

Icones 04

Este ícone durou até a edição #300, mesmo o Aranha alternando os uniformes nas histórias. Na edição #301 muda o uniforme para o clássico, mantendo a mesma pose. No mês seguinte já colocaram uma pose dele pendurado de cabeça para baixo, feito pelo desenhista da época, Todd MacFarlane. Depois, a partir da edição #331, é colocado um desenho de Erik Larsen, que havia começado a desenhar o título alguns meses antes. Este ícone ficou até a edição #360. Mark Bagley já estava desenhando a um tempo a revista e o ícone com se traço aparece na edição seguinte, #361.

Icones 05

Houve outras três imagens que apareceram uma vez cada. O ícone de Bagley que também foi retirado do quadro, na mudança do logotipo do título, na edição #395. Na edição #404 colocaram ícone bottom do Aranha, que depois foi aperfeiçoada, a partir da edição #411. E a partir da edição #425 retorna o ícone com o personagem se balançando na teia em duas versões. Estamos na fase de Skroce e Bennett.

Icones 06

Na edição #2 da nova fase com John Byrne no título, ele dá seu toque na nova pose do Homem-Aranha, que logo depois ganha outra pose na edição #12.

Voltam Erik Larsen (#19) e John Romita Jr. (#22) ao título mas o ícone é trocado na edição #30, já a partir da edição #40 retiram o ícone das capas.

Icones 07

A partir da edição #525 colocam uma tarja vertical para o arco The Other, assim como a partir da edição #539 no arco Back in Black. Apenas enquanto duraram estes arcos. Fora isso, não havia mais ícones. Fizeram para as edições #544 e #545, depois a partir da edição #546 vez e outra aparecia algum ícone.

Icones 08
Icones 09

Eram mais usados para selos comemorativos, ou propaganda de filmes e desenhos.
O espaço foi utilizado com inteligência no arco The Gauntlet, onde apareciam as imagens dos vilões da revista.

Icones 10

Também souberam usar no arco Spider-Island e no selo comemorativo dos 50 anos do personagem, em que ele vai se quebrando no arco em que o Dr. Octopus entra no corpo do Homem-Aranha.
Na terceira série, lançada em 2014 não aparece mais estes ícones que foram uma marca das revistas antigas e, com certeza, deixarão saudades.

Sobre o Autor

Erick Vinícius tem 29 anos, é cristão, formado em Engenharia Elétrica, projetista de esquemas elétricos de automóveis e, logicamente, maluco pelas histórias do Homem-Aranha!

VÍDEOS

Navegador de Podcasts





PADRIM

Padrim3

Visite Nossa Loja Virtual

Loja Virtual

CANAIS

Feeds Twitter You Tube Instagram Facebook

Fan Page

9ª Arte