civil war poster

Capitão América, Guerra Civil não só tem a responsabilidade de dar prosseguimento aos eventos que vem sendo mostrados no MCU, o Universo Cinematográfico da Marvel como também de apresentar o Homem-Aranha que chega à sua terceira encarnação nos cinemas, agora pelas mãos da Marvel após o acordo com a Sony. Mas antes de começar a falar do filme em si, vamos à sinopse que ninguém se importa em um Review mas que eu gosto de fazer mesmo assim:

Após os eventos mostrados em Vingadores  Era de Ultron onde a pequena cidade de Sokovia foi praticamente riscada do Mapa, os Governos  criam o chamado Acordo de Sokovia para controlar e regulamentar esse bando de heróis fantasiados e tentar impedir que destruam as coisas por aí (O que? Está pensando que podiam destruir prédios e torcer pra ninguém ver pois as luzes estão apagadas?). O Tony acaba concordando com o Governo e assina já o Steve fica contra. Junte a isso altas confusões envolvendo o Bucky e está montado o palco para os heróis saírem na porrada.

captain civil war 1

Pra começar uma coisa que os Irmãos Russos sempre falaram se confirma: Apesar de ter um monte de personagens, não é um filme dos Vingadores e sim do Capitão América. É o arco dele que move a trama mas não pense que isso faz os outros personagens ficarem apenas jogados por aí. Todos tem seu tempo de tela e são úteis aqui ou ali. O único que senti meio apagado foi o Visão. Ele tem seus momentos como todos os outros mas foi o que ficou mais escanteado.

As cenas de ação de Guerra Civil são de tirar o fôlego. Mérito para os irmãos Russos que trouxeram um estilo de luta mais “real” pro Capitão América 2 e continua com o estilo aqui: Você sente as porradas que o pessoal leva. A coreografia está ótima. Até melhor que na série do Demolidor, por exemplo. Mesmo em cenas grandes, como o grande quebra pau no Aeroporto é feito de um jeito em que você não se perde no meio da porradaria, como Transformers(que eu gosto) onde em certos momentos ninguém sabe o que está acontecendo na tela.

Outro ponto positivo é o Pantera Negra. A apresentação do personagem é feito de forma tão natural que você até esquece que é a estréia do personagem. O personagem está pronto para seu filme solo.

black_panther_96347

Apesar de gostar bastante dos filmes do Marvel Studio, em geral eles pecam em um ponto: Os vilões. Normalmente os vilões servem apenas pra ter alguém pra ser combatido no fim do filme.  Mas e quando a porradaria rola entre os próprios heróis? Pois é. O Zemo de Guerra Civil é ruim em tantos aspectos que nem sei por onde começar. Todo o plot do personagem é falho. O plano é confuso. Nem ele mesmo sabe o que está querendo: Fala uma coisa, logo depois faz outra. A motivação dele até aceitável. Mas todo o resto é dispensável. Ok que ele tem uma importância em alguns eventos mas dava pra ter sido feito de outra forma. Não lembro de ver outro filme do Daniel Brühl pra comparar mas tomando por base só esse filme achei um ator bem meia boca (Sendo simpático). Um desperdício de tempo de tela total.

“Mas Tio Mac… Esse é o Aracnofã. E o Aranha??” Calma pequeno gafanhoto.  Guardei o melhor pro fim.

CP3uepI

Ok. O filme, como eu disse, é do Capitão  mas é inegável que um dos pontos que as pessoas mais estão curiosas é sobre o Homem-Aranha. Ainda mais com todo o mistério feito em torno do personagem na divulgação (até o momento em que esse texto está sendo escrito, o personagem só apareceu naqueles poucos segundos do trailer). Apesar de eu ter gostado do visual, ainda tinha um pé atrás em como iam abordar o personagem. E com muita satisfação, fiquei feliz com o que vi: Como informado anteriormente, o Aranha está presente durante um pedaço de uns trinta minutos do filme (Não necessariamente  está em tela por esse tempo).

Assim como o Pantera, o Aranha foi bem introduzido . Em poucas linhas de diálogos estabelecem o personagem, situam ele no MCU. Seja como Peter, seja como Aranha, ele está engraçado. Mas não de forma retardada como o do desenho Ultimate ou os quadrinhos atuais. Engraçado da forma que o Aranha deve ser.

Apesar de jovem e inexperiente, o personagem mostra a que veio nas cenas de luta fazendo valer toda sua agilidade e até inteligência.

Só  uma certa cena  que, apesar de coerente com o contexto do filme, me incomodou um pouquinho. Mas é mais mimimismo meu que qualquer coisa.

Me deixou com muita vontade de ver o filme solo dele no ano que vem.

spider

Finalizando, Capitão América Guerra Civil é um bom filme de ação e coerente com o que o Marvel Studios vem desenvolvendo: Ótimas cenas de ação e roteiro competente (tirando o Zemo). Só uma última coisa: Não esperem nada dos quadrinhos de Guerra Civil no filme. A única coisa que ambos têm em comum é o título.

A4vfvTX

Quem quiser ouvir sobre o filme COM SPOILERS acessem esse post e ouça nosso podcast onde comentamos mais abertamente sobre o filme. Inclusive comentando várias cenas.

Sobre o Autor

Wellington(mais conhecido como Macgaren) é Marvete desde pequeno(Atualmente desiludido) e tem no Homem-Aranha seu personagem Marvel preferido.

VÍDEOS

Navegador de Podcasts





PADRIM

Padrim3

Visite Nossa Loja Virtual

Loja Virtual

CANAIS

Feeds Twitter You Tube Instagram Facebook

Fan Page

9ª Arte