Erick Vinícius On julho - 12 - 2016

GUIA PARA OUVINTES DO ARACNOFÃ!

Você é parte do grupo que só começou a ouvir nossos podcasts tempos depois de terem começado e/ou fica perdido igual Demolidor cego em tiroteio quando começamos a fazer piadas e referências? Pois os seus problemas acabaram! Chegou o nosso “GUIA PARA OUVINTES DO ARACNOFÔ!

Guia para Ouvintes

Nesse post, que será atualizado sempre que lembrarmos de algo que ficou para trás, listaremos os termos e indicaremos como surgiram, o que significam e coisas do tipo. Caso algo não esteja na lista entre em contato conosco o mais rápido possível! O post ficará fixado no campo de posts em destaque, logo no início do site.

Então preparem-se para obter o conhecimento!

——

Bob: Durante a era Steve Ditko um personagem misterioso foi notado por nós enquanto líamos. Um homem sempre espreitando as histórias, por muitas vezes “olhando para a câmera”, trazia um clima tenebroso de de suspense para todas as histórias. Apelidamos esse homem, se é que pode ser chamado assim, de Bob. Inclusive, ler isso aqui pode ser interessante para você.

Capitão Stacy e seus filminhos: Em diversas histórias dos anos 60 o Capitão Stacy dava vários olhares e fazia diversas poses estranhas para Peter Parker. Tudo isso começou a ser notado no dia em que, apoiando carinhosamente a mão nas costas de Peter, o levou sozinho para casa falando que lhe mostraria alguns filmes policiais, o que sabemos que não era exatamente o tipo de filminhos que ele realmente queria mostrar…

02 - Filminho

Carro Chefe da Marvel: Devido aos diversos posts no nosso grupo do Facebook feitos por Júlio Cesar Baptista sobre Miles Morales, indicando que ele seria o novo carro chefe da Marvel, nos solidarizamos com o rapaz e passamos a aceitar esse título para o jovem Aranha Ultimate.

Crimes do Aranha: A inocência das histórias dos anos 60 muitas vezes não se preocupava em detalhar algumas situações. Por esse motivo, diversas vezes o Aranha aparentava pegar algo e não pagar, destruir propriedades públicas e sair andando, além dos clássicos assassinatos do Exterminador, Gog, Morbius e outros personagens. Tudo isso nos fez perceber que o principal criminoso de Novo Horizonte é Peter Parker, o Surrupiador Homem-Aranha. E fazemos questão de apontar cada crime que ele comete, por menor que seja.

Gog

DESCARACTERIZAÇÃO: Em diversos momentos de fúria, o membro do grupo Evandro Cruz reclamou de descaracterização quando o assunto eram histórias em que os escritores mudavam alguns pontos já estabelecidos por pessoas que trabalharam antes com os personagens, expressando-se enfaticamente com o termo.

É mágica, não precisa explicar: O termo se origina de uma entrevista dada por Joe Quesada em que, questionado sobre como diabos o casamento de Peter e Mary Jane foi desfeito através de um pacto com Mefisto, deu como resposta: “É mágica, não precisa explicar”. Desde então, sempre que não sabemos muito bem explicar algo ou aquilo não faz sentido, o termo é aplicado.

Flash Ah Aaaahh: Acha estranho quando alguém fala Flash, Clash ou algo com sonoridade parecida um participante completa com “Ahh Aaaaah”? Apenas dê play:

Gwen Quenguinha: Em um antigo Thwip Cast nós entrevistamos o desenhista Mike Deodato Jr.. Em um dado momento, em que falávamos sobre a traição de Gwen com Norman Osborn, Deodato fala “Mas a Gwen sempre foi meio quenguinha”. Isso jamais foi esquecido e observamos que o artista não estava tão errado assim quando pegamos as revistas para reler.

Homem-Vagalume: Após Spider-Verse Peter retorna à rotina das Indústrias Parker e, para se modernizar, cria um uniforme diferente, iluminado, o que lembra um Homem-Vagalume.

Howard odiado por Erick: Sempre que o Homem-Aranha é somente citado em uma revista, ou aparece apenas brevemente, nós citamos a revista no final dos Thwip Views Classic, ao invés de falar de toda a história. Macgaren, extremamente fã de Howard, o pato, ficou muito incomodado quando uma dessas histórias era justamente do irmão do Donald, acusando Erick de não gostar do personagem e de pular todas as histórias com ele. Será verdade?

Inominável: J. M. Straczynski escreveu várias histórias que os fãs do Aranha não curtem muito. Devido a todo ódio mortal que Macgaren possui pelo escritor, recusa-se até mesmo a falar seu nome, referindo-se a ele como “o Inominável”.

JMS

Lila: Ajudante virtual de Miguel O’Hara, Lyla (pronuncia-se Láila) sempre foi chamada por Monio de Lila, algo que ele não abandona por nada.

Maroto Mascarado: Em dezembro de 2012 finalizamos nossa primeira temporada de Thwip Views Classic e, em janeiro, lançamos quatro programas Extras, cada um com um ouvinte convidado. Foi em um desses programas que, numa tentativa de traduzir fielmente o nome do Masked Marauder (oficialmente Saqueador Mascarado, no Brasil) que Dante, na época somente um convidado, batizou o meliante como o já clássico Maroto Mascarado, nome que passou a ser oficial para nós.

Mary Jane 1 e 2: Macgaren se sente extremamente irritado com o segundo e terceiro filme do Homem-Aranha, dirigidos por Sam Raimi, pois eles possuem uma pegada um pouco mais romântica, muitas vezes aparentando que a Mary Jane é até mais importante na história do que o Aranha, segundo ele. Por esse motivo, HA 2 e 3, na visão de Macgaren, deveriam se chamar MJ 1 e 2.

Memória do Erick: Não tem muito segredo aqui. Erick esquece muito das coisas, exigindo que anote tudo para não esquecer. E o motivo disso é proveniente de um fato que ocorreu na sua infância, por volta dos 10 anos de idade que, segundo ele… já esqueceu.

Missões do Presto: De tempos em tempos Presto realiza alguns trabalhos de campo, viajando para os cantos mais remotos do Brasil. Após voltar de uma dessas viagens relatou que foi atacado por vespas, capotou o carro e realizou outras atividades além das capacidades de um ser humano comum, tornando-o um Bruce Willis/Tom Cruise da vida real e digno de diversas missões.

Não é gordura, é músculo: Essa frase, repetida diversas vezes pelo Rei do Crime, obviamente servia somente para que ele mesmo acreditasse nessa mentira.

Na verdade ele está dizendo "Mas não era gordura..."

Na verdade ele está dizendo “Mas não era gordura…”

Novo Horizonte: Tudo começou nos Thwip Views Classic das revistas dos anos 60. As crescentes coincidências, personagens se encontrando na rua o tempo todo e caminhos muito curtos entre os locais só podiam significar que a cidade em que as histórias se passavam era extremamente pequena, uma cidade do interior. A grande sacada de qual era a cidade verdadeira veio de Monio, que cresceu em Novo Horizonte – SP e a reconheceu dos seus tempos de infância.

O livro do Erick: Durante um Hangout ao vivo Erick descobriu da pior maneira que, ao contrário do Skype, o botão do mudo do Headset não colocava sua voz no mudo na chamada. Todos descobriram juntamente com ele quando, tentando esconder sua boca com a mão, gritou: “JOSI, PEGA AQUELE LIVRO NA ESTANTE PRA MIM!”. A propósito, o livro era Jogador Número 1.

Os Três Policiais: A princípio parecia coincidência mas durante anos de revistas sempre apareciam no máximo três policiais simultaneamente, o que nos fez deduzir que esse era todo o efetivo da cidade. Nas raras histórias em que aparecem mais de três temos duas situações: 1 – Os excedentes estão de costas, claramente sendo um papelão cortado em formato de policial para dar volume; 2 – Quando a ameaça é maior, a força policial de Catanduva e Borborema, cidades vizinhas, vêm ao auxílio de Novo Horizonte.

02 - 3 Policiais

Personalidades do Dante: Em algum momento incerto Dante começou a se identificar de formas diferentes nos programas em que participava, sendo Mikael (seu segundo nome) nos programas do universo Ultimate e Mikaela em um especial das Mulheres-Aranha, por exemplo. A dedução óbvia é que o jovem sofre de múltiplas personalidades.

Planilhador Mestre: Erick possui um costume, beirando a compulsão, de montar planilhas de Excel para organizar as coisas. Isso vai desde planilhas de revistas do Homem-Aranha e de Pokémons até planilhas para controlar as planilhas que tem. Baseando-se em um alter ego do Doutor Octopus chamado Planejador Mestre surgiu o termo Planilhador Mestre.

Princesa Piton: Integrante do Circo do Crime (ou algum outro nome do tipo), a Princesa Píton é uma vilã que controla uma grande víbora para atacar seus inimigos. O problema é que Erick não conseguia pronunciar seu nome corretamente, soltando vários Poiton, Paiton e coisas do tipo durante o programa.

Rodriguinho: O primeiro nome do Monio é Rodrigo, caso alguém não saiba. Foi uma grande surpresa para todos quando descobrimos que existe um cantor chamado Rodriguinho que canta algumas músicas que possuem frases icônicas de Monio, como a clássica É Assim que Funciona. Ouça abaixo.

Sofá do Jameson: A Betty tinha saído do Clarim e Jameson estava entrevistando várias mulheres para a vaga de secretária. O problema é que ele estava muito nervoso, as xingando e fazendo as moças saírem chorando. Nesse momento Peter chega com Glory Grant e fala para ela fazer a entrevista com seu chefe. Após 5 minutos dentro da sala de Jameson, ambos saem sorridentes e relaxados. Não tínhamos entendido bem o que acontecera quando lemos isso mas, quando a sala do J.J. foi mostrada, um belo sofá estava num canto, o que deixou tudo extremamente claro.

Tateno: Sempre que ouvia alguém falando que “tateno”, ou seja, “está tendo”, em uma frase automaticamente a mente de Macgaren era remetida à Tateno, uma distribuidora que via todos os dias no caminho do trabalho. Ele fez questão de citar isso diversas vezes nos podcasts.

Tias May e Anna super heroínas: Enquanto gravávamos os programas das revistas dos anos 60 notamos que May e Anna sempre andavam juntas, sumiam por períodos de tempo suspeitos e frequentemente conversavam em códigos. A única conclusão óbvia é que, na verdade, são super heroínas disfarçadas!

Arte de Luiz Junior

Arte de Luiz Junior

Venenom: Segundo Monio, um menino desconhecido do fliperama estava jogando Spider-Man: The Video Game e, ao ver o vilão Venom, gritou: “O Venenom!”. Todos sabemos que na verdade esse era o próprio Monio, algo que ele nega veementemente.

Wolveráine: Iniciando seu aprendizado da língua inglesa, o jovem Monio deduziu que a pronúncia correta de Wolverine só podia ser Wolveraine, algo que finge ter abandonado mas internamente sempre estará em seu coração.

Xanadu: Em 2012 gravamos o Thwip View Classic da segunda revista anual do Homem-Aranha em que ele, juntamente com o Doutor Estranho, enfrentavam o terrível vilão Xandu. Devido à similaridade do nome com uma música de Olivia Newton-John que Erick lembrou que havia sido citada pelo Hurley em um episódio de Lost, Xandu passou a ser referenciado como Xanadu.

——

ATUALIZADO EM 18/07/2016:

Alterado: Personalidades do Dante e Venenom
Adicionado: Flash Ah Aaaahh, Tias May e Anna super heroínas e Xanadu

——

Tem mais verbetes para adicionarmos aqui? Comentem abaixo que incluímos!

Sobre o Autor

Erick Vinícius tem 29 anos, é cristão, formado em Engenharia Elétrica, projetista de esquemas elétricos de automóveis e, logicamente, maluco pelas histórias do Homem-Aranha!

  • Gerson Filho

    A, então esse é o Bob! Não escutei ainda nenhum ThwipView Classic em que ele aparece, mas vi algumas aparições dele no ThwipView Trailer no canal do Youtube de vocês, confesso que ver o Bob lá atrás, observando tudo, me deixou meio incomodado.

    • macgaren

      Se vc ler as histórias da era Ditko vai perceber o Bob em vérios momentos

      • Gerson Filho

        Ficou a dica, vou checar nas minhas revistas aqui.

VÍDEOS

Navegador de Podcasts





PADRIM

Padrim3

Visite Nossa Loja Virtual

Loja Virtual

CANAIS

Feeds Twitter You Tube Instagram Facebook

Fan Page

9ª Arte