Macgaren On janeiro - 17 - 2017

Ultimate Spider-Man Ou Um Aranha Pode Evoluir.

No Dia 07 de Janeiro de 2017 ao término da Quarta temporada e após 104 episódios, chegou ao fim o desenho do Homem-Aranha: Ultimate Spider-Man. No ar desde 2012 a série se tornou não só a mais longeva do personagem como também uma das mais odiadas devido ao seu início. Mas vamos por partes:

Poderá conter alguns Spoilers ao longo do Texto.

ultimatespiderman

Em 2011 os fãs( Eu incluso) ainda sofriam o luto pelo cancelamento de Spectacular Spider-Man , aquele que na minha nada modesta opinião foi a melhor adaptação do Homem-Aranha pra qualquer mídia até hoje, que havia sido cancelado prematuramente em 2009. O Desenho foi vítima da Compra da Marvel pela Disney e precisou ser cancelado para que um novo desenho fosse produzido agora pelas rédeas da Disney Animation.

Em 2011 veio o anúncio de que a nova série animada se chamaria Ultimate Spider-Man e, pelos promos, imagens de divulgação até dava esperança de que podia sair algo bom… Aí chegou a estréia.

A expressão do Peter simboliza os telespectadores.

O desenho estreou no dia 1º de Abril de 2012 e a data já devia querer dizer alguma coisa. Após o fim do episódio duplo de estréia a expressão que fiquei foi algo parecido com a do Peter na imagem acima e me perguntando: Mas que %$##@ foi isso?? Temos um Peter Parker jovem. Até aí nada contra , afinal, ele era jovem quando virou o Aranha e no Spectacular foi bem retratado enquanto aqui ele era bem retardado. Sério. De quem foi a ideia de transformar o personagem num imbecil completo(Seria inspiração aos quadrinhos atuais)?  Tudo no desenho era de uma vergonha alheia sem tamanho mas o que mais me incomodava, além da mentalidade do Peter que era do nível de reclamar que adaptação era diferente do “Gibizinhu”, eram as Gags visuais.

Numa tentativa fracassada de ser engraçado, o Aranha com frequência  se deformava e conseguia a façanha de ficar ainda mais retardado. Sem contar as paradas a cada 3 segundos pra explicar pro telespectador o que estava acontecendo em tela. “Ah. Mas é um desenho infantil…” Isso não é desculpa pois outra vítima da compra da Marvel foi o desenho Super Hero Squad que era abertamente voltado para um público (muito mais) infantil e não era tão imbecil quanto Ultimate Spider-Man. Há uma diferença entre ser infantil e infantilóide. Some a isso A “Escolinha da S.H.I.E.L.D” que trouxe um monte de coadjuvantes quase tão idiotas quanto o protagonista.

Ainda tentei dar algumas chances mas depois de 4 episódios mandei tudo á %$¨#@, Larguei mão e esqueci que essa abominação existia. Aí veio SpiderVerse.

3338x1h

Em 2015 enquanto os quadrinhos viviam a Saga Spiderverse, o desenho entrou na onda e fez sua própria versão no meio da terceira temporada e resolvi dar uma chance. E pro “Increça que parível” achei muito bom. Um roteiro redondinho, um monte de aranhas alternativos (Que foi o que salvou a versão dos quadrinhos de não ser um lixo total) e principalmente temos um Aranha Aceitável.  Ok. Ainda um pouco idiota mas um tipo que não ficamos com vontade de fazer coisas terríveis e fora da lei com os roteiristas.

Na história o Duende Verde escapa e consegue uma forma de viajar entre dimensões. A ideia do Monstrão é pegar o DNA de Aranhas de outras dimensões e fazer um soro que ia lhe dar ainda mais poder. O aranha vai atrás e por três episódios temos eles passando por duas dimensões  em cada um até que no quarto temos a união dos Aranhas contra o Duende Verde Super Poderoso e doidão.

À exceção do Cavaleiro Aranha, que não achei tão legal assim, todos os outros Aranhas mostrados são muito bem utilizados e pasmem: desenvolvidos. Em poucos minutos, mesmo que a criancinha catarrenta que está assistindo não conheça suas contrapartes dos quadrinhos já está familiarizado com eles.

Spider-Man_and_the_Web_Warriors_USMWW_1

No desenho, o Spiderverse é a conclusão de um plano que vinha sendo desenvolvido desde o começo da terceira Temporada com o Treinador montando uma equipe para algo que até então não era revelado mas que se descobre que o objetivo  era libertar o Duende. Então pensei: Vou dar uma chance e ver uns episódios. A Temporada começa com dois episódio bobos onde o Loki troca de mente com o Aranha. Quem além do público alvo desse desenho iria levar a sério algo tão idiota quanto troca de mentes, não? O que não me agradou logo de cara  e fiquei a  ponto de pular fora do barco mais uma vez. Sorte que não o fiz porque a partir do terceiro episódio o desenho encontra um rumo e vai numa crescente.

O que mais me impressionou foi mesmo a mudança de atitude do Aranha: Do moleque retardado daqueles 4 episódios iniciais pra um adolescente que aos poucos vai te deixando à vontade em assistir ao seriado sem aquela sensação de vergonha alheia. Acho que ajuda o fato daquela primeira equipe de coadjuvantes(Tigresa, Nova, Punho de Ferro e Luke Cage)  aos poucos ser deixada de lado. Temos então a formação dos chamados Web Warriors(O sub-título da temporada) que é uma equipe formada pelo Flash Tompson unido ao simbionte como Agente Venom, Amadeus Cho com a armadura do Puxa-saco Aranha de Ferro  além de outros personagens aleatórios que nem aparecem tanto. E aos poucos o Aranha vai se tornando um líder a ponto de todos o respeitarem. No final da temporada temos o arco do Torneio de Campeões onde vemos o Aranha, até de forma exagerada, sendo um verdadeiro herói.

ums6

Apesar de um ou outro episódio mais desnecessário, a terceira temporada me cativou a ponto de querer assistir á Quarta denominada “Sinister Six” e já de início os episódios de estreia me animaram tanto que até fiz um review deles aqui no Aracnofã e que podem ler clicando aqui.  Obviamente não dei continuidade porque meu ritmo de assistir coisas é mais lento que um roteiro do Bendizzzz  mas estou falando agora. Viu como sou legal? Enfim. A quarta temporada manteve o bom ritmo da terceira. Surge o Aranha-Escarlate e o Miles retorna, ficando preso nesse Mundo o que faz membro da equipe. A interação dos personagens é bacana e temos de tudo: Traições, uma pseudo Saga do Clone(Ou Saga do Sintozóide) Um arco envolvendo Simbiontes que eu não me dei ao trabalho de assistir, outro Spider-Verse… Enfim. Foi uma temporada bem movimentada e porque não? Empolgante.

Os episódios finais denominados de “Dia da Graduação” serviram pra dar um fim a essa zona toda. Temos o Aranha agindo com as várias equipes que ele teve ao longo do desenho e todos exaltando o quanto o personagem havia evoluído e se tornado um ótimo líder. Em certo momentos o Luke Cage até fala (não com essas palavras) que o Aranha nem parecia aquele retardado Mental de quando se conheceram. Tudo isso no final do Arco principal da Temporada: O Sexteto Sinistro do Dr. Octopus (Aliás vale citar que em dado momento o Oquinho ganha um visual mais próximo do clássico dos quadrinhos.

USM_145074_08

Pelo que andei pesquisando essa mudança de clima da série se deu com a mudança de equipe criativa. Eu prefiro pensar que o Aranha levou alguma pancada na cabeça que fez com que ele perdesse 85% do Retardo que ele tinha. Guardadas as devidas proporções ele adquiriu um pouco de suas qualidades mais marcantes como responsabilidade, liderança e inteligência. Ele começa a série como um idiota que é piada e ridicularizado por todo mundo e termina um personagem líder e responsável que é respeitado não só pelos amigos e heróis mais experientes como até pelos vilões. Ou seja: O caminho exatamente inverso do personagem dos quadrinhos.

Antes de finalizar só avisar que se você é daqueles fã-boys doentes e que não aceita mudanças ao já citado “gibizinhu” não se dê ao trabalho de assistir. Tem vários momentos que pude imaginar esse povo chorando em posição fetal no meio de uma pilha de gibi.

Claro que a série não é perfeita. Ainda me incomoda as pausas onde o Aranha explica pro telespectador o que está acontecendo. Há até uma piada com isso no episódio com o Cavaleiro da Lua mas visto a aberração que ela era, ela finaliza no hall das boas séries do Aranha. Tão boa que a Marvel, seguindo suas diretrizes de “Se está bom, cancela”, já tratou de substituir a série.  e a que vem por aí ainda não está me cheirando bem mas se for ruim, torcer pra ela evoluir como Ultimate Spider-Man fez sabendo admitir seus erros e melhorar. Fica a dica para os quadrinhos.

IRON SPIDER, SPIDER-MAN, MILE MORALES, SCARLET SPIDER, VENOM

 

Sobre o Autor

Wellington(mais conhecido como Macgaren) é Marvete desde pequeno(Atualmente desiludido) e tem no Homem-Aranha seu personagem Marvel preferido.

VÍDEOS

Navegador de Podcasts





PADRIM

Padrim3

Visite Nossa Loja Virtual

Loja Virtual

CANAIS

Feeds Twitter You Tube Instagram Facebook

Fan Page

9ª Arte