André Marques On março - 5 - 2017

40 anos da Mulher-Aranha | Spider-Woman: Origin (2006)

O leitor atento deve estar dizendo: “Mas você já escreveu sobre a origem da Mulher-Aranha“. Sim, mas (e não fique bravo comigo pois sou apenas um leitor como você) aquela, ao que tudo indica, não é mais a origem válida. Em 2006, dois anos depois de começar a trabalhar a Mulher-Aranha em Novos Vingadores, Brian Michael Bendis resolveu contar uma nova origem para a personagem na minissérie em cinco partes Spider-Woman: Origin. Acompanhe:

Somos apresentados à época em que Jessica ainda era criança, vivendo com seus pais Jonathan e Mirian Drew. Jonathan estava trabalhando com genética e tinha o financiamento de um general britânico, o Wyndham. Curiosamente, um dos integrantes da equipe de Drew era o jovem doutor Miles Warren, que mais tarde viria a se tornar o Chacal. Um dos equipamentos construídos era um compilador que poderia analisar e trabalhar sobre o DNA de uma cobaia qualquer através de um laser. Para demonstrar ao general, Mirian põe uma aranha, cujo nome era Viúva de Wundagore (já referenciando o local da antiga origem), para ser analisada. Mas a máquina é acionada acidentalmente na hora errada, mirando na aranha quando Mirian estava atrás dela. Ela já estava grávida, mas apesar das complicações devido ao acidente, nasce Jessica Drew.

SWO 2

Já quando criança as consequências do acidente começam a se manifestar e o seu pai fica obcecado em descobrir tudo o que houve com a filha, retirando seu sangue constantemente para fazer análises. Mas em determinado momento Mirian tenta impedir Jonathan de retirar o sangue de Jessica, que também já não aguentava mais. Mas Jonathan agride gravemente a esposa, e é aí que Jessica manifesta pela primeira vez o seu Venom Blast, atingindo o pai na tentativa de salvar a mãe. Mas com isso ela desmaia e só acorda anos depois. E quem estava lá quando acordou era o Wyndham com… a HIDRA.

A partir daí, a HIDRA começa a enganá-la (com certa facilidade, pois ela ainda tinha um pouco de ingenuidade da infância, já que perdeu anos da mesma e da adolescência desacordada), usando o Mentallo para implantar falsas memórias nela. E pouco tempo depois, o agente Jared (aquele da origem antiga) começa a se aproximar dela e o seu treinamento (com o Treinador) começa. Não demora tanto até que ela esteja bem treinada, pronta para missões, e com o seu uniforme de aranha, além de ter um romance com Jared. E então, muito parecido à outra origem, Jessica é enviada para matar Nick Fury, mas ela acaba por descobrir a verdade através da SHIELD e vai embora sem rumo. Anos depois a HIDRA descobre que Jessica está em Londres e envia uma equipe com o Jared e o Treinador. Ela estava normalmente como uma civil em uma boate, mas consegue abater todos os agentes (incluindo Jared e o Treinador). A seguir ela usa um jato da HIDRA (pondo Jared lá dentro) para abater uma base da organização terrorista, na qual estava o Whyndam).

swo3

Anos depois, Nick Fury encontra Jessica em São Francisco e diz que seus pais não estavam mortos, como havia dito a HIDRA. Nick diz que Jonathan estava trabalhando para a HIDRA e também descobre onde sua mãe estava por todos esses anos: em Nova Iorque. Jessica vai até lá sem saber o que encontrar. Mas ao chegar ao apartamento, já estavam lá um agente da HIDRA e o Chicote Negro. Jessica consegue se livrar do Chicote Negro, que vai embora, mas vê que chegou tarde demais ao ver sua mãe morta. Ela descobre, através de arquivos que estavam próximos ao agente inconsciente que o Otto Verms (o sujeito da origem antiga) estava por trás disso. Ela vai atrás dele, que estava em uma lancha no Mar Mediterrâneo, com o Chicote Negro e outros agentes, e a explode.  A seguir ela vai a uma base da HIDRA e encontra o seu pai, que ainda estava trabalhando para a organização. Jessica pensou que ele estava sendo forçado, mas logo vê que ele estava lá de bom grado e só queria continuar seus experimentos. Jessica ataca a base e o general Whyndam (que não havia sido morto) manda a Madame HIDRA (ou Víbora) acionar o exército de Mulheres-Aranha que a organização havia criado graças a Jonathan. Este se recusou a ir embora de lá com a HIDRA  e a Víbora o mata. A batalha com os agentes da HIDRA e o exército de Mulheres-Aranha termina com a explosão da base, e SHIELD resgata Jessica. Dias depois, em São Francisco, Nick Fury diz a Jessica que a SHIELD tem a Víbora sob custódia e que não tiveram sinal de Whyndam, o qual provavelmente foi morto na explosão. Jessica diz que não quer trabalhar efetivamente como agente da SHIELD. Ela vai ficar em São Francisco sendo investigadora particular e a única super-heroína da cidade, a Mulher-Aranha.

swo5

Essa foi uma origem interessante e até mais clara do que a antiga. Se minhas fontes estão corretas e essa é a origem válida, então muito do que aconteceu no primeiro título da personagem não deve mais ser levado em conta. Entretanto, acho que pelo menos a Lindsay McCabe e o Scotty McDowell poderiam ser resgatados através de um retcon em algum momento. Foram os coadjuvantes mais importantes para a evolução da Jessica durante o primeiro título (principalmente a Lindsay, que também é muito carismática). Se eventualmente a Marvel Studios fizer um filme da personagem seguindo mais a origem do Bendis, mas usando pelo menos a Lindsay (seria boa como um alívio cômico), seria ótimo. Além disso, essa origem faz referências a diversos elementos do primeiro título, como as cidades de Londres e São Francisco, Jessica como investigadora particular, seu cabelo inicialmente loiro, o Alto Evolucionário (aqui sendo apenas parte das falsas memórias implantadas nela pelo Mentallo), o agente da HIDRA Jared, entre outras. Se o leitor quer conhecer a origem da Mulher-Aranha e os elementos mais importantes da personagem, essa minissérie é adequada. No Brasil, foi publicada em 2007 pela Panini em Homem-Aranha 64 a 68.

Para conferir todos os artigos da série dos 40 anos da Mulher-Aranha clique aqui.

Sobre o Autor

André Marques (antes autor do The Amazing Spider-Blog, theamazingspiderblogg.blogspot.com.br) tem 21 anos e é de Recife-PE. Costuma ler a Marvel desde 2006, tendo como personagens favoritos o Homem-Aranha, Mulher-Aranha (Jessica Drew) e Jessica Jones.

VÍDEOS

Navegador de Podcasts





PADRIM

Padrim3

Visite Nossa Loja Virtual

Loja Virtual

CANAIS

Feeds Twitter You Tube Instagram Facebook

Fan Page

9ª Arte