Erick Vinícius On março - 26 - 2018

Títulos Aracnídeos | The Spectacular Spider-Man Magazine

Estamos de volta com a terceira matéria da série Títulos Aracnídeos e hoje trago até vocês uma revista não muito conhecida: The Spectacular Spider-Man Magazine!

The Spectacular Spider-Man, normalmente chamada de The Spectacular Spider-Man Magazine para diferenciar da famosa mensal do Aranha, foi publicada em 1968, com apenas duas edições bem diferentes entre si. Tudo começou como um teste de mercado. A Marvel começava a analisar a aceitação de revistas maiores, quase que uma pré Graphic Novel, totalmente em preto e branco, algo que algumas editoras da época já faziam. Nessa época as revistas eram vendidas em bancas de jornal pois Comic Shops ainda não existiam e essa edição estava saindo em livrarias, algo incomum para a época (nosso Brasil, atrasado como é, ainda vende revistas em bancas de jornal até hoje…). A revista custava 35 centavos de dólar, ao invés dos convencionais 12 centavos e, apesar disso parecer pouco, é importante notar que é três vezes mais do que os leitores estavam acostumados a pagar. E era uma revista extra. Em outras palavras, você compra uma revista da Panini colorida por 10,00 e, de repente, lançam um especial preto e branco por 30,00! O preço era justificado pela quantidade de páginas da edição, com 62 páginas de histórias (uma principal, de 52, e uma recontando a origem do Aranha, de 10), exatamente o triplo de uma revista regular, lombada quadrada e o formato Magazine, muito maior que as mensais. Olhando por esse lado, três vezes mais caro não era algo incoerente. Um destaque da edição é a capa, que foi pintada por Harry Rosenbaum, baseado em trabalhos de John Romita. Para quem está pensando “eu já vi essa capa em algum lugar…” a resposta é Superalmanaque do Homem-Aranha #1, publicado pela editora Abril em 1985. Entretanto essa edição possui apenas a capa, nada da Spectacular foi publicado nela e, infelizmente, a colorização foi comum, não pintada como a original.

A segunda edição foi justamente a história de Norman Osborn recuperando sua memória após o embate marcante ocorrido na edição 40 de The Amazing Spider-Man, aquela em que o Aranha e o Duende lutam no quintal da casa da pobre tia May. Vale notar que, apesar de não ser o título principal do Aranha a revista trouxe um acontecimento importante para a cronologia da época, sendo indispensável para os leitores. Essa foi publicada no Brasil em duas ocasiões, uma bastante editada pela Abril em Marvel Especial #2 e outra completa em Homem-Aranha: Grandes Desafios #3. Clique aqui para ouvir nosso Thwip View Classic sobre a edição, onde comentamos as abrilagens da Marvel Especial. Ao contrário da primeira edição, esse número era completamente colorido, sendo uma das revistas mais cobiçadas pelos fãs do Aranha. No fim da edição temos o anúncio de uma terceira mas ela nunca saiu.

Exemplo de uma das abrilagens, convertendo duas páginas em apenas uma

Voltando à primeira edição, ela não foi publicada por aqui. Quer dizer, foi e não foi. Acontece que cinco anos depois, em 1973, Gerry Conway, escritor da época da revista The Amazing Spider-Man, adaptou a primeira história da revista, de 52 páginas, em três edições, 116 a 118. Várias modificações foram feitas na história, principalmente para adaptar os acontecimentos ao status quo atual do personagem. Recomendo que ouçam o Thwip View Classic em que falamos sobre essas edições pois lá indicamos todas as diferenças entre elas. Clique aqui para acessar.

Edições que adaptaram a Spectacular Spider-Man Magazine #1

Dessa vez o texto foi breve mas espero ter sido proveitoso, principalmente por ser um título tão pouco conhecido do Aranha. Voltaremos em breve!

Confira outras matérias dos Títulos Aracnídeos clicando aqui.

Sobre o Autor

Erick Vinícius tem 29 anos, é cristão, formado em Engenharia Elétrica, projetista de esquemas elétricos de automóveis e, logicamente, maluco pelas histórias do Homem-Aranha!

VÍDEOS

Navegador de Podcasts





PADRIM

Padrim3

Visite Nossa Loja Virtual

Loja Virtual

CANAIS

Feeds Twitter You Tube Instagram Facebook

Fan Page

9ª Arte