Prosseguindo com nossa série de matérias Especial Caçadas de Kraven, que começou AQUI, vamos para a segunda aparição do caçador nos quadrinhos, já dois meses depois de sua estreia em Amazing Spider-Man 15, de Agosto de 1964.

Tales of Suspense 58, a segunda aparição de Kraven

Como vimos no final da edição passada, depois de ser derrotado junto com o Camaleão pelo Homem-Aranha, os dois vilões foram deportados de navio para a Rússia (União Soviética, na época), seu país de origem, onde iriam responder pelos seus crimes cometidos em solo internacional.

Kraven é derrotado pelo Homem de Ferro

Mas o que poucos sabem é que, no meio do caminho, Kraven e Camaleão subornaram um dos marinheiros para escaparem em um bote. Esse acontecimento está presente em Tales of Suspense 58, de Outubro de 1964, a revista do Homem de Ferro, de Stan Lee e Don Heck.
Na história, Kraven e Camaleão escapam em um bote e chegam a terra firme, onde descobrem que estão perto de uma das fábricas de armamentos de Tony Stark. Os dois discutem pela liderança, mas Kraven toma a dianteira e acaba sendo surpreendido pelo próprio Homem de Ferro, que estava alerta por ali. O caçador até tenta partir pra cima, mas é derrubado de um penhasco e desmaia.

Kraven é levado por Stark, mas o Camaleão escapa a tempo. No restante da história, o Camaleão enfrenta os heróis e dá bastante trabalho para o Capitão América e o Homem de Ferro, que acabam precisando dos Vingadores para conseguir capturá-lo.

Com os dois vilões separados, prosseguimos enfim para a segunda caçada de Kraven… Quando ele se junta ao Sexteto Sinistro: Seis vilões convocados por Doutor Octopus (O líder da equipe) para finalmente se vingar e acabar com o Homem-Aranha. A história, publicada em Amazing Spider-man Annual 1 (1964), é de autoria de Stan Lee e Steve Ditko, e se chama “O sexteto Sinistro”

O grupo é formado por Octopus, Kraven, Mysterio, Electro, Abutre e Homem-Areia, que deixam suas diferenças de lado para acabarem com a ameaça maior, o Homem-Aranha. Ainda assim, Kraven se recusa a “caçar em bando”, afirmando que sua revanche só será completa quando vencer o Homem-Aranha sozinho. Mas Octopus tem a solução para isso… Um plano que permite que Kraven enfrente o Aranha sozinho.

A formação do Sexteto Sinistro

O plano de Otto Octavius consiste em raptar pessoas que o Homem-Aranha já salvou mais de uma vez, deduzindo que se importa com elas (As escolhidas são a secretária de Jameson, Betty Brant, e a velha May Parker). Cada vilão do sexteto irá enfrentar o herói, um de cada vez, e enfraquecê-lo, ficando assim mais fácil para o vilão seguinte derrotar o aracnídeo. A ordem dos vilões é decidida por um sorteio.

Depois do Aranha ser avisado do sequestro, ele parte para enfrentar os seis vilões. Electro é o primeiro a ser derrotado, e Kraven vem em seguida. O segundo combate entre os dois acontece em uma área florestal, como na primeira vez… Mas agora, em vez do Camaleão, Kraven trás dois Leopardos domados por ele para ajudá-lo na caçada.

Kraven se junta a suas feras para caçar o aracnídeo

A luta é bastante rápida, com o Aranha apenas se esquivando dos ataques, imobilizando os animais sem feri-los, e surrupiando de Kraven a localização do próximo vilão. Ele então sai em busca do próximo adversário, ansioso para resgatar sua namorada e sua tia, e deixa Kraven lá mesmo, furioso. Provavelmente Peter deduziu que o caçador não iria ferir ninguém e o deixou solto mesmo… Pelo menos por enquanto.

No fim da edição, com a derrota dos outros vilões e do Doutor Octopus, Kraven aparece já na prisão, dando a entender que o Aranha voltou lá para enfrentá-lo… Mas isso não é mencionado e nem mostrado na história. Um furo, talvez? De qualquer forma, ele pode ter sido rendido pela polícia, e provavelmente vai ser deportado de novo logo após isso, como veremos na sua próxima aparição.

Página inteira da luta de Aranha e Kraven, por Steve Ditko. Cada vilão recebeu a sua.

Enfim, a trama dessa edição, apesar de não ser muito complexa, é divertida e histórica para o nosso personagem, pois é o primeiro supergrupo de vilões que o Aranha enfrentou. Os desenhos de Steve Ditko estão muito bons, as seis lutas são intensas e cada uma delas tem uma página inteira (Splash page) da arte de Ditko, dando um ar bastante épico para esse primeiro Anual do Homem-Aranha.

No caso de Kraven, ele nunca mais chegou a fazer parte do Sexteto Sinistro, que só foi convocado novamente depois da sua morte. O substituto para o Caçador foi o Duende Macabro (Jason Macendale), e anos depois, seu filho mais novo Alyosha Kravinoff também integrou a equipe por um breve período.

Edições de Amazing Spider-man Annual 1 e Tales of Suspense 58 no Brasil.
Fonte: Guia dos Quadrinhos


Na próxima matéria: A TERCEIRA CAÇADA – Kraven volta ainda mais forte para enfrentar o Aranha… Em uma selva de prédios de Nova York!

Sobre o Autor

Um pretenso colecionador de quadrinhos em geral, mas em especial do Homem-Aranha. Crítico ferrenho dos anos 2000 do personagem. Fanboy do Aracnídeo desde o desenho clássico de 1994, e em constante aprendizagem sobre o universo Marvel.

VÍDEOS

Navegador de Podcasts





PADRIM

Padrim3

Visite Nossa Loja Virtual

Loja Virtual

CANAIS

Feeds Twitter You Tube Instagram Facebook

Fan Page

9ª Arte